DIAGNÓSTICO
Para pacientes em tratamento completo, nossos trabalhos se iniciam com um diagnóstico exaustivo seguido por uma planificação para cada caso.
Para se chegar a um diagnóstico preciso é necessário utilizar vários recursos como descritos abaixo.
Radiografia Panorâmica:
É uma técnica que permite a reprodução da maxila e mandíbula em um filme, com única exposição aos Raios X. Exame radiográfico imprescindível no plano de tratamento, utilizado para diagnóstico das deformidades e patologias dos dentes bem como das estruturas envolvidas.
Neste exame é possível observar:
-
• Dentes presentes: presença de cáries extensas, próteses, endodontias, processos patológicos no periapice.
-
• Germes dentais: presença, grau de desenvolvimento, posicionamento, relação com dente decíduo, presença de patologia do folículo.
-
• 3ºs molares: presença, posicionamento, patologia do folículo.
-
• Presença de reabsorções ósseas alveolares.
-
• Posicionamento do assoalho do seio maxilar, fossa nasal, condutos mandibulares e forames mentonianos com finalidade de implantes.
-
• Pesquisa de raízes residuais, fraturas ósseas, patologias.
-
• Acompanhamento de tratamentos cirúrgicos, ortodônticos.
Radiografia Periapical:
Esta técnica possibilita uma visão em conjunto dos elementos dentais da região de incidência e tecido ósseo adjacente.
Radiografia Interproximal:
Nesta técnica observa-se simultaneamente as coroas dentais dos dentes superiores e inferiores de uma região.
Radiografia Oclusal:
Indicada para avaliação em maior extensão da presença e posicionamento de dentes inclusos avaliação em maior extensão de áreas patológicas controle de expansão palatina pesquisa de calcificações em ductos e glândulas salivares.
Telerradiografia Lateral:
É uma radiografia lateral do crânio onde a cabeça do paciente é posicionada perfeitamente em perfil através do cefalostato. Junto às estruturas ósseas do crânio também visualiza-se as partes moles do perfil.
Este procedimento é empregado principalmente na ortodontia e cirurgia maxilofacial. Sobre esta incidência são realizadas análises cefalométricas onde avalia-se o padrão dento-esqueletico- facial e o crescimento do crânio e da face.
Telerradiografia Frontal:
De procedimento similar ao da telerradiografia lateral, nesta incidência busca-se avaliar assimetrias da maxila e mandíbula.
Mão e Punho:
Nesta incidência visualiza-se os centros de crescimento da mão e punho, os quais servem como indicadores do estágio de desenvolvimento da criança.
O estudo da Curva de Crescimento auxilia na determinação da época do Surto de Crescimento.
Articulação Temporo Mandibular (ATM):
Radiografia realizada com o paciente em posição de boca fechada e aberta lado direito e lado esquerdo. Pode-se visualizar o côndilo e sua relação com a cavidade articular, sendo utilizada para o diagnóstico e tratamento das desordens têmporo-mandibulares. Este exame normalmente é acompanhado do desenho anatômico da região e de um laudo descritivo dos achados radiográficos.
Tomografia computadorizada:
A Tomografia Computadorizada é um método de diagnóstico por imagem que nos últimos anos tem auxiliado o cirurgião-dentista no planejamento terapêutico aplicado às diversas especialidades odontológicas. Empregando equipamentos e softwares apropriados muitas limitações de exames convencionais como a Radiografia Periapical e a Panorâmica são superadas fornecendo imagens sem sobreposição e com possibilidade de reconstruções 3D. Para este exame, é necessário o encaminhamento pelo profissional.
EXAMES RADIOGRÁFICOS
EXAMES CLÍNICOS
Exame clínico:
É fundamental no processo de diagnóstico, constitui-se em anamnese, exame clínico bucal e extra bucal. Proporciona o conhecimento do estado de saúde geral e bucal do paciente. Cria oportunidade para a detecção de incipiências clínicas objetivando o diagnóstico precoce tanto de patologias bucais como de doenças gerais.
Câmera Intra-Oral:
É uma ferramenta de auxilio na detecção e prevenção de doenças bucais além de que a camera intraoral registra o começo, meio e fim de um tratamento, tornando mais claro a comunicação entre dentista e paciente.
Luz Ultra Violeta:
Permite diferenciar com mais facilidade a resina ou outro material protético do esmalte dental, possibilitando visualizar excessos, degraus e possíveis infiltrações que podem comprometer os dentes. Devido a melhor visualização das estruturas envolvidas, durante os desgastes é possível preservar o máximo de estrutura dental.